sábado, 19 de dezembro de 2009

A Responsabilidade Social das Organizações


A Responsabilidade Social das Empresas surge quando “as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo” (noção divulgada pelo Livro Verde e apresentado pela Comissão Europeia em Julho 2001).
De acordo com aquele documento “ser socialmente responsável não se restringe ao cumprimento de todas as obrigações legais – implica ir mais além através de um “maior” investimento em capital humano, no ambiente e nas relações com outras partes interessadas e comunidades locais”.
Deste modo, a responsabilidade social, assim definida, modela o crescimento económico, suportado por níveis elevados de produtividade, competitividade e concorrência, que assegurarão padrões de sustentabilidade, no âmbito do diálogo social, de respeito pelo ambiente, da coesão e da paz sociais que passam a ser a matriz da gestão destas empresas.

1 comentário:

  1. Assisti na televisão a um conjunto de polémicas sobre a conferência de Copenhaga. Como terminou? que conclusões podemos retirar desse evento? Qual foi o papel de Portugal nessa conferência?

    Obrigada,

    Susana Letra

    ResponderEliminar

Partilhe connosco a sua opinião ou experiência. Agradecemos que insira o seu nome e a zona geográfica a que pertence. O seu contributo é muito importante para nós, para si e para o mundo...A RSO PT agradece o seu comentário!

Pesquisar neste blogue temas sobre RSO e outros temas associados...

Seguidores