quarta-feira, 25 de maio de 2011

A ISO 26000 como Norma Portuguesa...

De um mundo globalizado surge uma opinião pública cada vez mais exigente sobre o desempenho das organizações, no sentido de adoptarem práticas socialmente responsáveis que ultrapassam o contexto legislativo local.
Desta forma, empresas em todo o mundo sentem cada vez mais a necessidade de definir políticas de intervenção favoráveis às suas partes interessadas, de acordo com os princípios da sustentabilidade.

Como consequência surgem diversos instrumentos de responsabilidade social, onde se enquadram as normas NP 4469 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, partes 1 e 2 e a ISO 26000. Após um longo diálogo multistakeholder cerca de 100 países e 43 organizações internacionais finalizaram a norma internacional ISO 26000, publicada em Novembro de 2010. Portugal participou activamente no desenvolvimento desta norma através de uma delegação, suportada pela APEE. Ver mais...

3 comentários:

  1. Um empresário que seja detentor de duas lojas de produtos de saúde e bem estar pode implementar esta norma no seu negócio? E como posso fazer isso? tenho ouvido falar nesta norma gostaria de saber quais são as ventagens para o empresariado. Aguardo resposta. Um abrço para toda a equipe do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Esta norma aplica-se especificamente no sector alimentar? Onde posso encontrar e consultar documentação sobre esta norma em Portugal no âmbito alimentar?

    ResponderEliminar
  3. E se os olhos estarão postos nas organizações que aderirem à ISO 26000 e/ou à norma portuguesa de RS, no sentido de se apurar se essa adesão é revestida por padrões de honestidade, transparência, congruência e sustentabilidade, certamente que as organizações que ficarem de fora desse processo de adesão também serão “cobradas”, não no sentido de aderirem a esta ou aquela norma (pois nenhuma delas será vinculativa, pelo menos para já), mas no sentido de se comportarem ao nível do actual paradigma que cada vez ganha mais força em termos mundiais – o paradigma da sustentabilidade! João Pires

    ResponderEliminar

Partilhe connosco a sua opinião ou experiência. Agradecemos que insira o seu nome e a zona geográfica a que pertence. O seu contributo é muito importante para nós, para si e para o mundo...A RSO PT agradece o seu comentário!

Pesquisar neste blogue temas sobre RSO e outros temas associados...

Seguidores