A responsabilidade social é:
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Excertos de La Traviata de Verdi, realizado no centro do Mercado Central de Valência.
CULTURA ORGANIZACIONAL
"Um dia de mercado…a música começa a soar nas bancas das frutas e legumes...
Os rostos dos clientes, trabalhadores e visitantes, admirados e emocionados com a magia desta ópera inesperada, no meio do perfume das frutas, dos legumes, das especiarias e das essências próprias do bem estar oferecido a um dia normal de trabalho…"
A responsabilidade social como um conjunto de valores, não incorpora apenas conceitos éticos, mas uma série de outros conceitos que lhe proporciona sustentabilidade, como por exemplo, auto-estima dos cidadãos, desenvolvimento social e outros.
Na primeira metade do século as organizações eram vistas sob critérios puramente económicos. O seu reconhecimento como realidade social vem possibilitar uma nova política de relações humanas, e os estudos decorrentes nesta área levam à aceitação posterior da existência de uma cultura própria em cada organização. Um outro factor – não menos importante – releva a importância da gestão da cultura nas organizações; o facto de, progressivamente, os locais de emprego se terem vindo a tornar cada vez mais comunidades de vida, assumindo a função de preencher o espaço deixado vazio por outras instituições, como a escola, a igreja, associações ou grupos de residência. As comunidades de trabalho3 ganham pois protagonismo na socialização dos indivíduos. Dotadas de linguagem e identidade próprias, afastam-se da tradicional e redutora função de sistema produtivo e assumem-se como sistema social vivo.
Se consideradas apenas locais de trabalho ou de passagem para os seres humanos, as organizações tornam-se sistemas inviáveis; daí as preocupações emergentes no sentido de introduzir qualidade de vida no trabalho, e o investimento nos tempos livres dos funcionários...Ver mais...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarFiquei francamente maravilhado. Nunca pensei que era possivel fazer um momento destes no meio de um mercado! Isto prova o génio e o talento humano! A sociedade é maravilhosa quando está coesa e serena.
ResponderEliminarObrigado pelo momento...
Que bom!
ResponderEliminarGostava muito de ver este tipo de iniciativas nos nossos centros comerciais ; )
Sim, porque os nossos mercados e o comércio tradicional estão infelizmente em extinção né?